Um mundo de notícias do mercado cerâmico

Receba Semanalmente a nossa newsletter por e-mail

Vidros de controle solar agregam valor e economia a um projeto


O produto ajuda a equilibrar a temperatura ambiente e tem importante papel no processo de economia de recursos, valorizando uma obra.

Os vidros de controle solar ou vidros refletivos são a resposta para as crescentes exigências do universo arquitetônico por cumprir metas de conforto, eficiência energética, sustentabilidade e estética. Um País tropical como o Brasil é submetido à intensidade dos raios solares na maior parte do ano, na maioria das cidades. Para amenizar as altas temperaturas, o ar condicionado entra em ação, um equipamento de alto consumo de energia. Neste contexto, os vidros de controle solar têm importante papel janelas, fachadas e coberturas para equilibrar as temperaturas sem deixar de usufruir da iluminação solar.

Os vidros de controle solar são vidros especiais com funcionalidades que agregam valor a um projeto e valorizam o trabalho de um vidraceiro que sabe oferecer algo além de um vidro comum focado apenas na estética. (Confira mais vidros de alto valor agregado nesta matéria que a Vidro Impresso fez sobre vidros inteligentes). “Esse tipo de vidro contribui para o conforto térmico dos ambientes e, apesar de apresentar um custo maior do que o vidro comum, o retorno do investimento é recuperado entre dois e três anos com a queda no consumo de energia elétrica devido à redução no uso do ar condicionado e à priorização da iluminação natural”, avalia Rebeca Andrade, especificadora técnica da beneficiadora de vidros PKO do Brasil.

Os vidros float se transformam em vidros de controle solar ao receber em uma de suas camadas partículas de metais em escala nanométrica, criando um revestimento, invisível a olho nu, capaz de filtrar a radiação solar. Essa filtragem é definida pelo teor da metalização, que permite passar mais luz do que calor, ou o contrário. Na versão monolítica, os vidros de controle solar recebem os óxidos metálicos na própria massa, dispensando o uso de películas. Esse tipo de vidro barra a entrada de calor no ambiente e quase 100% dos raios UV, reduzindo o consumo de energia elétrica para iluminação e ar condicionado. Já na forma insulada, com câmara de ar e outra camada de vidro, pode-se manter uma boa transmissão luminosa, baixo fator solar e baixa condução de calor. Esta última característica decorre da resistência térmica da câmara de ar.

Com o avanço da tecnologia, hoje temos vidros de controle solar capazes de barrar até 80% do calor, com uma entrada de luz acima de 40%, o que para o mercado brasileiro é considerado uma boa quantidade de luz, pois o país tem o dobro de incidência do hemisfério norte. Desta maneira, os vidros podem contribuir substancialmente para a redução de calor no ambiente.  Vidros de controle solar podem ser coloridos, refletivos, de baixa reflexão (podendo estes ser seletivos e de alta seletividade) e de baixa emissão, como o low-e. Sua aplicação contempla automóveis, refrigeradores, fachadas de edifícios e residências, coberturas, portas e janelas, sacadas e áreas externas de grande incidência de raios solares.

Um dos vidros de controle solar ofertados no mercado brasileiro é o Vivix Performa, produzido com alta tecnologia e adequados para as características climáticas brasileiras. O produto proporciona revestimento de alta resistência mecânica e química, podendo ser manuseado, processados e aplicados como o vidro comum. Outro benefício da linha Vivix Performa é a garantia de homogeneidade de cor ao longo da chapa, mesmo em diferentes campanhas, viabilizando a reposição de peças sem diferença de tonalidade. A empresa também possui o Performa Duo, com vidro laminado. O Vivix Performa tem distribuição nacional e pode ser encontrado nas cores bronze, cinza, verde e verde intenso, com espessuras que variam de 3 a 10mm.

A Guardian também possui uma linha especial de vidros de controle solar, a SunGuard, que oferece ótima estética visual e variedade de cores, e especialmente alta performance no bloqueio do calor e dos raios UVA e UVB. O produto proporciona melhor aproveitamento da luz natural e ótimo conforto térmico, reduzindo em até 60% o consumo de energia elétrica. Fazem parte desta linha os vidros das Séries Solar - Reflect, Neutral 14, Silver 32, Royal Blue 20, Chrome, Blue, Neutral e High Performance  - AG 43, Neutral 70, Royal Blue 40 e Neutral Plus 50. A Série High Performance oferece uma variedade de aparências, combinando transmissão de luz visível de média a alta, com menor ganho de calor solar.

Fonte e Imagem: Vidro Impresso, (15/04/2019)



2019 GlobalCeramic- Todos os Direitos Reservados© – Política de Privacidade